quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mapa Rápido Participativo do Rio de Janeiro


MRP FFC água  IPP lança Mapa Rápido Participativo do Rio de Janeiro

Instituto Pereira Passos (IPP), um centro de referência de dados e conhecimento sobre o Rio de Janeiro, utilizado para a formulação e acompanhamento de políticas públicas, municipais ou não, lançou recentemente o Mapa Rápido Participativo da cidade.
Segundo o instituto, o mapa tem a função de registrar e analisar o caráter heterogêneo dos territórios, divididos por microáreas. Além disso, um rol de itens foi elencado para ser observado pelos técnicos-pesquisadores para aferir como estão a gestão do território, acessibilidade, moradia, infraestrutura para o morador, infraestrutura para esporte e lazer, serviços ao cidadão e segurança.
As observações que são feitas resultam numa escala de notas, em que a maior representa os pontos de maior desenvolvimento e as menores são dadas aos locais com condições ainda ruins.  De acordo com o IPP, a sistematização destas informações coletadas tem como finalidade apoiar o direcionamento das políticas públicas para as áreas que mais necessitam.
ctaviano Gomes, agente da UPP Social do Morro da Coroa aponta as principais utilidades desse mapa voltado para desenvolver a situação urbana das favelas pacificadas. “Foi feito o cadastro de logradouros e agora o MRP, onde nós apontamos a situação do fornecimento de água, do esgoto, se quando chove inunda as casas, se as casas tem reboco, se o lixo tem varrição, quando a obra chega, a secretaria já sabe por onde começar”, explica.
Mais informações: http://ipprio.rio.rj.gov.br/
Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário